Acidentes Domésticos

Com muita freqüência atendemos na Clinica Veterinária, animais que sofrem acidentes domésticos dos mais variados tipos, desde simples lesões como entorses ate mesmo ferimentos graves como queimaduras por produtos químicos e ate por choque elétrico.

Caso aconteça com seu animal, qualquer tipo de acidente procure sempre manter a calma, e ligue imediatamente ao Veterinário de seu animal para que possa orientá-lo ate que você chegue à clínica.

No caso de ingestão de produtos químicos, como, por exemplo, materiais de limpeza e ate mesmo inseticidas ou raticidas, não provoque o vomito com nenhuma outra substancia a ser ingerida, NÃO FORNEÇA LEITE, pois esse procedimento, pode aumentar a absorção do produto pelo intestino de seu cão. O melhor a fazer nestes casos é ter a mão carvão ativado, fornecer 1 a 4 cápsulas ao animal e dirigir-se imediatamente ao consultório do Veterinário, pois nestes casos quanto mais demora ocorrer ao socorro, maiores são os danos a vida de seu animal.

Se o problema ocorrido forem lesões de pele causadas por produtos químicos, a primeira e mais sensata medita é retirar o produto do contato com a pele, ou seja, retire o animal do local e de banho com água fria em abundancia, feito isso procure ajuda profissional imediata para não causar mais danos a saúde do animal.

O acidente com choques elétricos é muito comum e envolve normalmente filhotes e demais animais que adquirem o mau habito de roer fios elétricos. Dependendo do porte do animal e da intensidade da corrente elétrica o choque pode ser fatal, porem existem casos onde o animal fica com sérias lesões de lábios, língua, palato, faringe, laringe, esôfago e traquéia, nestes casos, não tente realizar nenhum tratamento em casa, pois, em muitas vezes alem de um tratamento longo, o animal pode ser submetido a cirurgias reparadoras, para corrigir eventuais falhas as funções dos tecidos acometidos.

No caso de quedas, entorses, atropelamentos, ou qualquer outro acidente que possa resultar em fraturas ou danos a órgãos internos, o socorro deve ser imediato em uma clinica veterinária.

A melhor maneira de evitar estes acidentes é lembrar que somos sempre os culpados por eles ocorrerem, pois se não deixar ao alcance dos animais o que pode ser perigoso a sua vida, o acidente é evitado.

 

Dr. Adilson Ramos Júnior – CRMV-SP 13191